Skip to content

ECOLOGISTAS, REVOLTEM-SE POR ROJAVA!

Read this text in English, Deutsch, Italiano, Castellano, Français, Polski, Suomi, Türkçe

O Movimento Ecológico da Mesopotâmia e a campanha Make Rojava Green Again (Faça Rojava Verde Novamente) convidam a realização de ações para deter a guerra de Erdoğan no norte da Síria.

#RiseUp4Rojava! Ajude a Jornada Internacional de Resistência nos dias 27 e 28 de janeiro!

O povo do norte da Síria e a sua autoadministração democrática estão sob ataque do exército turco e de suas gangues jihadistas, que ameaçam a invasão e a ocupação da Federação Democrática do Norte da Síria (Rojava). O Estado turco e seus mandatários desejam poder, petróleo e terra. Da mesma forma como eles têm ocupado a região de Afrîn desde o começo de 2018, agora eles querem ocupar todo o norte da Síria.

Além de desencadear um desastre humanitário – causando inúmeras mortes civis e a expulsão de milhões de pessoas de suas casas –, este assalto ameaça destruir a revolução social baseada na ecologia, na liberação feminina e na democracia que estiveram se desenvolvendo na região.

A guerra contra a Federação Democrática do Norte da Síria também significa uma guerra contra a natureza e os modos de vida ecológicos das pessoas que vivem ali. As guerras pela supremacia do Oriente Médio ao longo das recentes décadas não só mataram milhões de pessoas – elas também destruíram grandes áreas por meio da queima de florestas e bombardeios, contaminando o solo com urânio, munições e armamentos químicos, e resultaram na apropriação de poços petrolíferos.

Mas, apesar de toda a destruição, há esperança: por anos tem existido um crescente movimento ecológico em todas as partes do Oriente Médio. No Curdistão, pessoas querem resolver os problemas causados por mudanças climáticas, guerras, colonialismo e exploração capitalista. O Movimento Ecológico da Mesopotâmia foi fundado há vários anos para lutar contra as represas construídas pelo Estado turco, o que levou à desertificação no Curdistão e na destruição da agricultura tradicional. Ativistas ao longo do Curdistão estão trabalhando no reflorestamento para combater a poluição e desertificação em Bakur (norte do Curdistão), assim como em Rojava. O apoio ao reflorestamento é também um dos principais objetivos da campanha Make Rojava Green Again (Faça Rojava Verde Novamente).

Com a iminente invasão da Federação Democrática do Norte da Síria, a destruição da natureza atingiria um novo nível e ameaçará a revolução ecológica que acontece na região. É por este motivo que convocamos todos os nossos apoiadores e ecologistas ao redor do mundo para agirem contra a ameaça da invasão turca no norte da Síria.

A agressão contra o norte da Síria também ameaça a pacífica coexistência entre comunidades religiosas, culturas e povos. Atualmente, no norte da Síria, tudo está em jogo: é sobre defender a esperança, a vida e a humanidade contra o fascismo. A revolução de Rojava é um farol de esperança para as mulheres no Oriente Médio e além. Ela mostra que a liberação feminina da ditadura patriarcal é possível. A guerra de Erdoğan objetiva destruir uma sociedade baseada em direitos iguais e em minar todas as conquistas do movimento das mulheres, assim como já ocorreu na invasão e ocupação de Afrîn.

Estados e corporações em todo o mundo são cúmplices deste crime. Várias corporações europeias e americanas investem, produzem e comercializam com a Turquia. Bancos ocidentais provêm créditos para Erdoğan e estados membros da OTAN têm lhe dado o sinal verde para suas ameaças de invasão, ao retirarem suas tropas da região. Todos participam na guerra contra a Federação Democrática do Norte da Síria e irão enfrentar nossa resistência.

Juntos com a Comuna Internacionalista de Rojava, nós clamamos por ações, começando nos dias 27 e 28 de janeiro de 2019 em todo o mundo. Todos aqueles comprometidos com a natureza e com uma vida ecológica, todos aqueles que lutam por uma alternativa feminista e todos aqueles que se comprometem com direitos humanos e paz devem estar atentos ao que está acontecendo na Síria. O que acontece lá impacta em todos nós.

Nós demandamos:

Os estados membros da OTAN e a Rússia devem se opor aos planos de invasão pelo estado turco. Eles precisam reconhecer a Federação Democrática do Norte da Síria e os representantes de Rojava devem estar envolvidos nas negociações sobre o conflito na Síria.

A cooperação econômica com Erdoğan e o estado turco deve cessar. Isso interessa particularmente às empresas que fabricam na Turquia, vendem ou investem nela. Todas as exportações de armamentos, veículos e combustível para fins bélicos devem ser cessadas.

Você pode fazer algo! Exponha como os governos, as corporações e as estruturas militares de seu país estão ligadas com o regime de Erdoğan e à guerra contra o norte da Síria, e façam-nos parar!

Movimento Ecológico da Mesopotâmia e Faça Rojava Verde Novamente, 7 de janeiro de 2019.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *