Skip to content

Todos os anos, no dia 4 de abril, pessoas, municipalidades e conselhos de autogoverno plantam árvores em Rojava. O povo se reúne; de jovens a idosos, todos participam desses eventos. É um ato de luta ecológica, bem como anticolonial, e ganhou um lugar na consciência das pessoas de todo o Curdistão e além. Este ano, apesar de todos os ataques contra povo e à natureza de Rojava pelo estado turco, milhares de árvores serão plantadas na região nesta data.

Por que esta ação?

A proibição do regime sírio de plantar árvores além das monoculturas prescritas faz do reflorestamento uma das tarefas mais importantes da revolução ecológica em Rojava. O dia 4 de abril é o aniversário de Abdullah Öcalan, o fundador e pensador do movimento de libertação curdo. Ele desenvolveu a ideia do confederalismo democrático, o sistema político radical que está sendo construído em Rojava. Pessoas de todo o Curdistão sentem-se muito próximas a Abdullah Öcalan, pois apreciam seus esforços e empreendimentos pela libertação social e democratização no Curdistão. Abdullah Öcalan sempre foi muito ligado à natureza desde sua juventude e sempre trabalhou para preservar a natureza em todos os lugares onde atuou.

Em seu conceito de confederalismo democrático, ele deu à ecologia um lugar central ao lado dos pilares da libertação das mulheres e da democracia de base. Ele defende que, na maior parte da história, as pessoas e seu ambiente viveram em uma simbiose de relações mútuas sem exploração e destruição excessivas, e que esse modo de vida sempre garantiu um progresso social saudável. Em seus escritos, Abdullah Öcalan defende novamente, portanto, o fortalecimento dessa conexão e, assim, restaurar a relação desequilibrada entre humanos e natureza.

Por suas ideias e luta por liberdade e paz, Abdullah Öcalan foi sequestrado e colocado em isolamento completo por 25 anos, em estado de tortura. Nenhum encontro com seus advogados e família foi permitido nos últimos dois anos e meio, violando todas as leis internacionais para pessoas encarceradas. Portanto, essa ação de plantio de árvores também é um chamado pela libertação física de Abdullah Öcalan e suas ideias. A importância que Abdullah Öcalan e seu trabalho têm para o povo, e a grande importância que ele dá à ecologia são as razões pelas quais árvores serão plantadas por toda Rojava em 4 de abril.

Abdullah Öcalan e seu trabalho mudaram fundamentalmente a vida de muitas pessoas. Com base em seus esforços, conselhos ecológicos, programas de reflorestamento e ecologia social se estabeleceram em Rojava e no nordeste da Síria, e assim, uma forte consciência ecológica anticolonial foi construída.

Como Make Rojava Green Again, chamamos todos os nossos amigos para se juntarem ao povo de Rojava e plantar árvores em todos os lugares no dia 4 de abril para contribuir com a revolução ecológica e mostrar solidariedade com o povo de Rojava.

Envie-nos as fotos de suas árvores plantadas: [email protected]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *