Comunicado de Imprensa Make Rojava Green Again

Um encontro da campanha “Make Rojava Green Again” teve lugar durante este fim-de-semana em Genéva. Activistas focados no área da ecologia demonstraram também a sua solidariedade com os prisioneiros em greve de fome na Turquia.

Este fim-de-semana, cerca de 30 delegados e indivíduos de seis países diferentes encontraram-se em Genéva, Suiça, para a campanha ecológica “Make Rojava Green Again” (MRGA). Foi discutido de que forma os planos de reflorestação e outros projectos ecológicos que estão a ser implementados no Norte da Síria, dentro do plano de trabalhos da MRGA, podem ser apoiados desde a Europa. Ocorreram igualmente discussões sobre a conexão de diferentes lutas e resistências, dentro do campo da ecologia, em cada país.

Adicionalmente aos projectos concrectos a ocorrer em Rojava e acções prácticas de solidariedade, a MRGA deve fortalecer uma interface entre movimentos ecológicos e climáticos e lutas de movimentos anti-capitalistas e anti-imperialistas, libertação de género e Movimento de Libertação Kurdo. O livro da campanha, que já se encontra traduzido em várias línguas, aprofunda a relação entre as questões sociais e ecológicas.

Após o encontro, grande parte dos participantes realizaram uma visita ao activista kurdo Mehmet Ali Koçak, em greve de fome à 54 dias, para mostrar a sua solidariedade e aprender mais sobre a resistência revolucionária neste periodo crítico da história: 7000 prisioneiros encontram-se em greve de fome na Turquia contra a política fascista do estado turco, o aprisionamento de milhares de activistas kurdos e pelo fim do isolamento de Abdullah Ocalan.

Foi também feita uma menção de solidariadade à companheira Anne, da Dinamarca, que se encontrou impedida pela polícia dinamarquesa de deixar a sua residência poucos dias antes de rumar ao Norte da Síria para apoiar a luta ecológica. Mais informação sobre o caso pode ser consultada em makerojavagreenagain.org dentro dos próximos dias.